A historia do cristianismo comeca com quem o fundou: Jesus Cristo, Nosso Senhor. Ele fundou sua igreja para que fosse a luz do mundo e o sal da Terra.
Depois de sua ascencao aos ceus, o Senhor deixou sua igreja para a obra salvifica que Ele iniciou.
A igreja do Senhor, iniciou suas atividades em Jerusalem, tendo Pedro, Tiago e Joao a direcao da obra, pois Paulo o atesta, dizendo que eles eram considerados as colunas da igreja, por isso Paulo, antes de comecar suas viagens foi ate eles.
Os apostolos foram evangelizando o mundo e em varias cidades, constituiam presbiteros, bispos e Pastores para apasencatar o rebaho que ia crescendo. Aos fieis foi dado o nome de cristaos e, tambem, crentes.
Aos poucos a igreja crista foi sendo chamada de catolica, isto e, universal, pois estava ja alcancando o mundo inteiro.
A igreja crescia e a simplicidade ia aos poucos diminuindo, dando lugar ao luxo e a vaidade.
Quando a igreja cresceu a ponto de se tornar a religiao oficial do estado romano, comecou a sua decadencia. Comecaram brigas por cargos e salarios, os pobres ja nao eram mais os tesouros da igreja, os ricos comecaram a ter vantagens e a politicagem comecou a tomar conta dos altos escaloes eclesiasticos.
Mas, o Espirito do Senhor nao parava de agir. Muitas pessoas eram chamadas a viver o evangelho puro e santo. Muitos grupos de oracoes se reuniam para viver em santidade dando testemunho da palavra de Deus e ganhando almas para Jesus.
No final do seculo XV e comeco do seculo XVI, comecou a revolta protestante que teve o seu apice com Martinho Lutero, que separou-se de Roma e fundou sua Igreja. Varias outras igreja foram surgindo ate aos dias de hoje.
Irmaos, o que Lutero fez, o fez com a permissao de Deus, pois ninguem pode reter o Espirito Santo de Deus. Quando alguem e chamado a proclamar o evangelho de Cristo, homem algum pode e nem deve impedir, pois a obra nao e dos homens, mas de Deus. Existe realmente o que diz Paulo: uns pregam por ganancia, outros pregam por inveja, mas o que importa e que o evangelho seja pregado. Deus permite que igrejas se abram para que muitos que estao sofrendo sejam atingidos pela luz maravilhosa da Palavra de Deus.
Muitas igreja tradicionais ficam com raiva quando alguem abre uma igreja. Mas e porque as igreja tradicionais, infelizmente, se acomodaram e fazem grupinhos e panelhinhas nao dando oportunidade para aqueles que sao verdadeiramente chamados. Muitas igreja tradicionais ficam fazendo acepccao de pessoas e so dao oportunidade a quem tem condicoes financeiras. Muitos crentes simples que sao chamados a apascentar, ficam sem alcancar o ministerio, pois os cursos teologicos sao muito caros.
Mas queira ou nao o Espirito Santo age e agira sempres e Jesus Cristo sera louvado nos pequenos agora e para sempre amem!

Pr Claudio Scarparo

Jesus e a videira, nos somos os galhos. Nenhuma igreja ou pastor pode querer substituir a Jesus. So Ele salva.